Processos de Liberação de Domínios do Registro.BR

Processos de Liberação de Domínios do Registro.BR

Quando um domínio registrado no Registro.BR não é renovado, acaba sendo congelado por um período de aproximadamente 3 meses. durante este tempo de congelamento, o domínio fica inativo, ou seja, o seu site e emails não funcionam mais através deste domínio, mas você ainda consegue reativá-lo em seu nome, bastando efetuar o pagamento da taxa de renovação do domínio.

Após estes 3 meses o domínio é “removido”, e entra em aguardo do processo de liberação, o que significa que você não consegue mais reativá-lo em seu nome e nem consegue registrá-lo novamente.

O processo de liberação do Registro.BR ocorre 3 vezes ao ano e tem duração de 15 dias. Normalmente são em fevereiro, junho e outubro.

Durante estes processos, os domínios que não foram renovados são novamente disponibilizados para registro público. E só então você consegue registrar novamente o seu domínio, caso o queira de volta.

Mas observe que se duas ou mais pessoas tentarem registrar um mesmo domínio durante este processo, o domínio fica bloqueado e só será disponibilizado novamente no próximo processo de liberação, e assim por diante.

Portanto, se você tem interesse em manter o seu domínio em seu nome, pense bem ao deixar de renovar o seu registro. Pois você pode simplesmente um dia querer utilizá-lo novamente e não poder mais, ou ter que aguardar um longo processo, que pode durar 6 meses ou mais, e ainda correr o risco de acabar perdendo o seu domínio para outra pessoa.

Agora, em outubro, ocorreu o último processo de liberação, que se encerrou em 23/10, e o próximo só ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Fonte: https://www.zooming.com.br/hospedagem-de-site/processos-de-liberacao-de-dominios-do-registro-br/

Thiago Martins
Thiago Martins
Thiago Martins é analista de sistemas formado há 2 anos, amante de programação e empreendedorismo digital.