Os benefícios de construir um site utilizando o WordPress

Os benefícios de construir um site utilizando o WordPress

Mulher manuseando smartphone, em ambiente compartilhado.

Mesmo que você seja fã dos criadores de sites gratuitos, muito provavelmente já ouviu falar do WordPress, umas das plataformas mais populares do mundo. Ela pode ser usada para fazer um blog básico, ou para abrigar um e-commerce ou o site da sua empresa. Em um primeiro momento, esses ”sites para fazer sites” podem soar como uma ótima alternativa para quem não tem dinheiro para investir, mas logo o usuário descobrirá que isso pode não ser tão verdade assim.

Há algum tempo, ocorreu de usuários de um serviço “gerador de sites gratuito“ receberam a informação de que o Google deixou de indexar os sites criados por esta plataforma. Não aparecer nos resultados de busca do Google pode ser a morte para muitos serviços online. E esse é só um dos problemas. Outra questão que precisa ser levada em consideração é a falta de controle sobre os dados e o limite para a personalização dos templates. Com essas informações sobre a mesa, hora de trazer para a nossa conversa os motivos pelo quais nós adoramos o WordPress.

De acordo com a W3 Techs, a ferramenta é o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo, representando, em 2018, 60,3% do mercado de CMS (Content Management System; ou traduzindo para o português: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Um dos motivos pelo qual alcançou esses números, é que ela possui um excelente custo x benefício, pois não é necessário o pagamento de licenças de uso. Mas as vantagens não param por aí. A facilidade e rapidez de implementação são outro grande destaque.

Nós preparamos uma lista com algumas das vantagens que tem feito especialistas em marketing digital optarem por essa ferramenta, confira.

Língua portuguesa

Se você não está muito familiarizado com a língua inglesa, não se preocupe, o WordPress conta com a tradução para o português do Brasil.

Otimização para mecanismos de busca

Otimizar o site para que ele seja facilmente encontrado e indexado pelos mecanismos de busca é imprescindível para o sucesso dele. No próprio painel de acesso do WordPress é possível fazer configurações que contribuem para a melhoria do seu site. Por exemplo: definição de URLs amigáveis, títulos e descrições para páginas, tags, categorias, além de outras otimizações.

Dispositivos móveis

Vamos aproveitar esse item para destacar duas vantagens. A primeira é em relação à facilidade para administração do site. Se você utiliza o sistema Android ou iOS, você pode fazer o download do aplicativo do WordPress e administrar o seu site utilizando seus dispositivos móveis.

A segunda é em relação à importância de um site ser responsivo. Neste sentido, o WordPress oferece temas responsivos (que ajustam automaticamente os parâmetros de exibição do site para atender as dimensões de dispositivos móveis). Caso o usuário opte por um tema que não possui esta característica, existem plugins capazes de criar facilmente uma versão responsiva do site. 

Liberdade

Por ser gratuito e open-source, ou seja: um sistema de código fonte aberto para alteração, o WordPress pode ser customizado da maneira que você quiser, bastando conhecer um pouco de programação.

Personalização

Com uma infinidade de plug-ins, widgets e temas pagos ou gratuitos você pode em poucos cliques deixar seu site com um aspecto profissional e da maneira que deseja. É importante ter em conta que qualquer template pode ser adaptado à sua empresa no que concerne cores, menus, tipos de letra… enfim… tudo pode ser alterado de acordo com o que você quer.

Redes Sociais e outras Aplicações

Além das integrações com todas as principais redes sociais, facilitando o trabalho dos profissionais de marketing digital, dos gestores de conteúdo e social mídia, o WordPress também consegue se comunicar com demais aplicações escritas em outras linguagens de programação por meio do WP REST API

Thiago Martins
Thiago Martins
Thiago Martins é analista de sistemas formado há 2 anos, amante de programação e empreendedorismo digital.