O que é uma startup? - Thiago Programador

O que é uma startup?

Quem é que nunca ouviu falar em Startup ao menos uma vez, ou andou lendo por aí algum material sobre uma fórmula para desenvolver ideias inovadoras? Mas o que exatamente é uma Startup? Aqui apresento uma definição formal e que vem sendo aceita pela maioria das pessoas. De acordo com Steve Blank, uma Startup é uma organização construída para encontrar um modelo de negócios repetível e escalável. Blank é um dos mais referenciáveis estudiosos do tema empreendedorismo, e teve participação ativa em alguns projetos de sucesso.

Ainda não ficou muito claro? Vamos aos exemplos: Uma loja de roupa é um modelo tradicional e conhecido. Sabemos que precisamos comprar, vender, temos que colocar lucro. Até ai tudo igual. Se eu tiver um número de clientes X minha loja será de um tamanho, mas seu eu quiser aumentar meu número de clientes, preciso aumentar meus custos ampliando a loja e o meu estoque. Continua me acompanhando?

Já uma Startup é uma iniciativa com um modelo de negócio a ser validado ou um modelo de negócio que esta sendo testado. Essa é uma iniciativa que busca negócios em escala, e com ele alcançar o mundo todo sem ter que necessariamente aumentar o custo de produção. A ideia é encontrar uma forma de atender 1 ou 1 milhão de pessoas com o mesmo custo ou acréscimo de custo muito baixo. Uma característica interessante é que boa parte das novas empresas desse formato estão associadas à tecnologia.

São startups voltadas para desenvolvimento de serviços digitais e aplicativos para otimizar as relações. No Brasil, foi no começo do século XXI que esse modelo começou a ganhar força. De acordo com a Associação Brasileira de StartupsABStartups, foi em 2010 que ele atingiu seu auge aqui no país. No entanto, já em 1990, no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, já tínhamos empresas como Apple Inc., Yahoo!, Google, Facebook, Microsoft, entre outras, sendo pensadas e criadas.

Nós conversamos com Leonardo Carraretto, diretor da Wis, uma escola de inovação e empreendedorismo, e ele nos explicou que essa tendência para o universo online e negócios digitais, acontece porque o mundo digital proporcionou escala com menor custo. Estão lembrados da definição base para Startup? Na internet o negócio fica mais facilmente repetível e mais barato.

Então abrir uma Startup é sinônimo de sucesso? Calma lá. Ainda não descobrimos o pote de ouro e eu não poderia encerrar o texto sem deixar claro outra característica importante desse modelo de negócio. Ele é sempre realizado com base em um cenário de incerteza. Ou seja, não há como afirmar que aquela ideia ou aquele projeto de empresa irão realmente dar certo. Tenha sempre em mente que é um modelo a ser validado ou que já esta sendo testado. Não há garantias, mas há incríveis possibilidades.

E ai, gostou do artigo? Compartilhe e comente.

 

Link interessante de como fazer seu plano de negócio:

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

Link SEBRAE: Como elaborar um plano de negócio.

 

Se tiver interesse em montar seu negócio digital online, entre em contato conosco. Estou a disposição para conversar e desenvolvermos sua ideia.

 

 

Imagem do perfil do programador
Thiago Martins
Empreendedor em Thiago Programador. Tem formação nas áreas de Computação, Análise e Desenvolvimento de Softwares e Programação POO PHP, além de certificação para desenvolvimento de aplicativos móveis.
Google +
Minha página no facebook: Facebook
Associado Amazon