Como instalar o gerenciador de pacotes Composer no MacOS

Como instalar o gerenciador de pacotes Composer no MacOS

Se você quer simplificar o gerenciamento de pacotes PHP no Mac, conheça e veja como instalar o gerenciador de pacotes  no MacOS.

PHP Composer é uma ferramenta de gerenciamento de pacotes. Ele remove o trabalho de manter pacotes PHP para um aplicativo manualmente.

O Composer não é um gerenciador de pacotes no mesmo sentido que o Yum ou o Apt. Sim, ele lida com “pacotes” ou bibliotecas, mas os gerencia em uma base por projeto, instalando-os em um diretório (por exemplo, fornecedor) dentro do seu projeto. Por padrão, ele não instala nada globalmente.

Portanto, ele é um gerenciador de . No entanto, ele suporta um projeto “global” por conveniência, através do comando global.

Composer fornece um formato padrão para gerenciar dependências do software PHP e bibliotecas necessárias.

Com ele você pode instalar facilmente todos os pacotes necessários usando o Composer. Ele mantém uma lista de pacotes necessários em um arquivo  chamado composer..

E este tutorial ajuda você a instalar e configurar o compositor PHP no sistema operacional macOS.

Como instalar o gerenciador de pacotes Composer

Para instalar o gerenciador de pacotes Composer, você precisa executar um console (terminal) do macOS e estar com a versão PHP 5.3 ou superior instalada no sistema.

Depois, faça o seguinte:

Passo 1. Faça o download do arquivo binário do Composer no site getcomposer.org, executando o seguinte comando (ele criará um arquivo composer.phar na pasta atual);

curl -sS https://getcomposer.org/installer | php

Passo 2. Agora, copie esse arquivo composer.phar na pasta bin para disponibilizar em qualquer lugar do sistema. Além disso, defina a permissão de execução no arquivo. Alterei o nome do arquivo de compositer.phar para compositor para facilitar o uso;

mv composer.phar /usr/local/bin/composer
chmod +x /usr/local/bin/composer

Passo 3. Execute o comando compositor no prompt de comando. Isso fornecerá detalhes da versão do compositor, além de opções disponíveis com o comando compositer;

composer

Passo 4. O compositor PHP fornece uma opção de linha de comando (atualização automática) para atualizar-se. Assim, você pode simplesmente executar o comando abaixo no terminal para atualizar a composição no seu macOS;

sudo composer self-update

Pronto! Você já pode usar o Composer e simplificar o gerenciamento de pacotes PHP.

Fonte: https://www.edivaldobrito.com.br/gerenciador-de-pacotes-composer-no-macos/

Thiago Martins
Thiago Martins
Thiago Martins é analista de sistemas formado há 2 anos, amante de programação e empreendedorismo digital.