Como divulgar minha empresa na internet? - Thiago Programador

Como divulgar minha empresa na internet?

Essa é uma pergunta que acho que qualquer empreendedor ou gestor já se fez ao menos uma vez na vida.  Pequenos, médios ou grandes empresários, não importa o tamanho do negócio, todos compartilham dessa mesma dúvida. Como divulgar minha empresa na internet? Vamos lá, não tem assim exatamente um segredo para a divulgação online. Há que se ter planejamento! Isso é fato. Essa é a palavra chave para qualquer ação no meio online (e também no off line).

 

É preciso planejar!

O mundo está cada vez mais conectado, as ferramentas e aplicativos se multiplicam na mesma velocidade das trocas de dados no ambiente digital. Mas como saber qual o melhor caminho a seguir na divulgação de seu produto, serviço ou marca na Internet, já que existem tantas possibilidades como redes sociais, website, emails, blogues, etc. Lembra lá no primeiro parágrafo. Já te contei que o planejamento é a chave do sucesso. E para um bom planejamento, o primeiro passo e entendermos quais os nossos objetivos.

Saber onde queremos chegar é a melhor forma de estabelecermos os passos necessários para isso. O que quero fazer no ambiente online? Aumentar minhas vendas, aumentar o público, o número de seguidores, aumentar o número de pessoas que acessam meu site, leva-los para minhas redes sociais, fazer com que preencham uma pesquisa… São inúmeros os objetivos, e maior ainda as formas de alcança-los. Depois de definido o que quero, preciso escolher qual canal, ou qual a combinação de vários deles poderá me atender.

Esses são os principais canais para divulgação online:

  • Marketing de busca – SEO e links patrocinados

Search Engine Marketing, esse nome todo pomposo se refere basicamente a traçar estratégias utilizando ferramentas de divulgação em ferramentas de busca, de forma que o nome da sua empresa apareça. Parece simples, não é? O objetivo das estratégias de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca (por busca orgânica ou links patrocinados) seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google AdWords, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.

  • Campanhas de e-mail marketing

A estratégia de email MKT é umas das ferramentas utilizadas para criar e manter relacionamentos com uma determinada base de contatos. Seja para promover conteúdos especiais (e-books, whitepapers, infográficos) ou divulgar algum evento ou webinars. Se a ideia é enviar newsletters ou nutrir leads, uma campanha de email mkt é uma das opções mais adequadas.

  • Marketing de conteúdo

Para o Instituto de Marketing de Conteúdo “é uma abordagem estratégica de marketing com a intenção de criar e distribuir conteúdo valioso e atrativo que capture e retenha um público-alvo bem definido e, em última instância, dirija as ações desse público para um retorno lucrativo.” Ou seja, contar histórias, mas conta-las muito bem.

  • Marketing nas redes sociais

De acordo com Neil Patel, marketing de redes sociais é o processo de criar um conteúdo que é adaptado ao contexto de cada plataforma individual das redes sociais, com o intuito de direcionar o comprometimento e compartilhamento do público.

 

Próximos passos

Além de definir os objetivos entre tráfego, conversão e os canais adequados, é preciso definir meu público alvo. Sim, isso é extremamente importante. Não é porque o online alcança basicamente todo mundo que minhas ações terão que ser pulverizadas. Conversamos com um profissional de marketing digital para falarmos a respeito desse tema tão importante. De acordo com Gunner Carneiro, o cliente tem que definir qual o seu público alvo para definir em que mídia vai investir sua campanha. Cada mídia social, como facebook, Instagram, YouTube, e etc., por exemplo, tem um perfil de usuário diferente, o importante é focar na mídia certa.

Para Neil Patel, um dos nomes mais fortes no cenário online, as redes sociais tem crescido mais rápido que a própria internet. Segundo ele o que queremos é basicamente ganhar acessos e esse é o único resultado do marketing de redes sociais. E o que você faz para ter esse resultado? Cria conteúdo que funcione bem, dependendo da plataforma. “É claro que todos querem que seus conteúdos se tornem virais, se possível. Mas para fazer isso, ele tem que ser envolvente, para que as pessoas queiram compartilhá-lo. Seu conteúdo precisa ser tão bom que faça o usuário querer contar a todos os seus amigos sobre ele”, afirma o profissional que segundo a Entrepreneur Magazine, foi o profissional de marketing número 1 do mundo e responsável pela criação de 1 das 100 empresas mais brilhantes.

Mas não se engane pensando que a preocupação com conteúdo adequado é só para marketing em redes sociais. Conteúdo é palavra chave e extremamente importante para todo e qualquer canal que você quiser atuar. De qualquer forma, a ideia não é você se aventurar por ai sozinho. De preferência contrate um profissional especializado no assunto para orientar a melhor forma possível de fazer suas publicações. Uma publicação ou envio de email certo na hora certa vale muito mais do que várias postagens ou ações num dia. Nos dias de hoje a internet é o meio de comunicação mais eficiente e de retorno imediato. É o meio de divulgação que tem um custo relativamente menor do que as demais e tem um retorno muito mais positivo, reduzindo custos e aumentando seu potencial de lucros.

Bom, aqui nesse ponto você já entendeu que não é tão simples assim certo? Mas se traçarmos as estratégias corretas é bem possível que o sucesso seja apenas questão de tempo. É claro que em um único artigo nós não vamos conseguir te dar todas as respostas. Mas precisamos que você tenha em mente os principais passos para se dar bem no universo online. Vamos recapitular os principais pontos para ter certeza que você não perdeu nenhum. Planejamento! Traçar corretamente os objetivos e o público alvo, escolher o canal mais adequado e ter o suporte de um profissional especializado.

Imagem do perfil do programador
Thiago Martins
Empreendedor em Thiago Programador. Tem formação nas áreas de Computação, Análise e Desenvolvimento de Softwares e Programação POO PHP, além de certificação para desenvolvimento de aplicativos móveis.
Google +
Minha página no facebook: Facebook
Associado Amazon