Como continuar bem posicionado no ranking mobile do Google - Thiago Programador

Como continuar bem posicionado no ranking mobile do Google

Como continuar bem posicionado no ranking mobile do Google

Mobile devices can make people vulnerable to online piracy through privacy settings, Bydgoszcz, Poland, on August 7, 2016. (Photo by Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images)

Desde 2010, o Google tem considerado a velocidade de carregamento das páginas no ranking orgânico dos resultados de busca para desktop.

Este ano, a partir do último mês de julho, as buscas realizadas por dispositivos móveis vem sendo contempladas pelos algoritmos do Google.

“Essa mudança afeta apenas as páginas que entregam uma experiência mais lenta aos usuários e em uma pequena porcentagem das buscas mobile, independente da tecnologia utilizada no desenvolvimento dos sites”, diz a empresa.

“O conteúdo buscado é o principal fator levado em consideração, então, uma página mais lenta, mas com conteúdo relevante, ainda pode estar no topo dos resultados”.

O Google descreve três coisas que você precisa saber:

1. A importância de velocidade e do ecossistema mobile

Conforme o último Internet Trends 2018, realizado pela Mary Meeker, vivemos em um mundo cada vez mais mobile first. Das 5,9 horas gastas com mídia digital por dia, 3,3 acontecem em dispositivos móveis.

O investimento em mídia digital já é maior que em TV. Mobile ultrapassou desktop e tem a maior oportunidade de crescimento entre todos os meios.

Além disso, pesquisas mostram que a velocidade de carregamento anda de mãos dadas com a taxa de conversões e bounce em sites mobile.

2. As ferramentas são suas melhores amigas

O Google divulga há alguns anos orientações e ferramentas sobre desempenho de velocidade. Além das dicas abaixo, utilize esse infográfico para entender e navegar melhor em todas as ferramentas e metodologias disponíveis.

Compare a velocidade de seu site mobile com a velocidade dos concorrentes com o Speed Scorecard. Os dados da ferramenta tem como base a experiência de usuários reais do Chrome (CrUX) quando acessam destinos populares da internet.

Use a Calculadora de Impacto para estimar a possível oportunidade de receita na melhora da velocidade do seu site em dispositivos móveis. O impacto é impulsionado pelos dados de referência do Google Analytics.

Para avaliar a velocidade de carregamento do seu site e obter dicas de otimização, você pode verificar o PageSpeed Insights.

3. Use AMP para carregamento quase instantâneo

Páginas que usam a tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP) são tão rápidas que parecem carregar instantaneamente. E você pode direcionar os cliques das suas campanhas do Google Search para essas páginas super velozes, especificando uma URL mobile específica.

O AMP continua evoluindo e expandindo rapidamente com novas funcionalidades para sites, além de conteúdo e também para outros produtos como as campanhas de Google Shopping, AMP Stories – um formato imersivo e visual para storytelling e AMP para Email.

Precisamos superar as expectativas da experiência mobile deixando-a cada vez melhor e mais rápida. Sites velozes resultam em usuários felizes e também melhor posicionado diante dos concorrentes.

Fonte: https://googlediscovery.com

Imagem do perfil do programador
Thiago Martins
Empreendedor em Thiago Programador. Tem formação nas áreas de Computação, Análise e Desenvolvimento de Softwares e Programação POO PHP, além de certificação para desenvolvimento de aplicativos móveis.
Google +
Minha página no facebook: Facebook
Associado Amazon